Erros no eSocial

Marcia Santos do Amparo

Marcia Santos do Amparo Publicado 30/03/2021 

Boa Noite,

Estou com um mega problema e preciso de ajuda. Acabei de entrar em uma empresa, que tem várias empresas no grupo e algumas do grupo 1 e outras no grupo 2, com obrigatoriedade inclusive de DCTFWeb e verifiquei que existem várias folhas abertas com pagamento em contingência e outras fechadas porém com divergências entre a folha de pagamento e eSocial. Erros como FAP informado errado, gerando assim recolhimento à maior e à menor, verbas com tributação e classificações erradas, como também descontos de inss a menor do que consta no eSocial. A Empresa já está vulnerável a receber autuação, notificação e multas por apresentar a DCTFWeb com incorreções. Mas não tem jeito, os ajustes tem e devem ser efetuados para que possa fechar, retificar a DCTFWeb e ajustar o Darf avulso. A minha dúvida na verdade é se as correções podem ser feitas de forma retroativas? Quanto aos descontos incorretos do inss (parte empregado), que na folha está a menor, prefiro não alterar nada referente a parte do empregado, mesmo ficando divergente da folha(até porque tem ex-colaboradores e não posso descontar mais), pois como algumas obrigações acessórias já foram substituidas, acho mais prudente não fazê-lo. Fora que tem que reprocessar a folha, que também é complicado.

Todas as empresas que trabalhei, a implantação foi feita corretamente e nunca tive e vi tantos problemas em um lugar só.

Poderiam me auxiliar, me dando sugestões?

Obrigada.